quarta-feira, 29 de maio de 2013


Maria da Penha participa de palestra histórica na Assembleia Legislativa

Maria da Penha foi a grande homenageada em evento promovido pela Secretaria Estadual da Mulher. Acima, as deputadas Eliziane Gama e Francisca Primo, integrantes da CPI da Mulher, prestigiam a ativista feminista.
O auditório Fernando Falcão ficou pequeno para o grande número de participantes, na grande maioria mulheres, da palestra sobre “violência de gênero” ministrada pela juíza Sônia Amaral, titular do 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo.
Ver. Rose Sales marcou presença no evento.
O evento foi coordenado pela secretária Estadual da Mulher, Catharina Bacela, e contou ainda com a participação de Olga Simão, secretária Estadual da Cultura, representando a governadora Roseana Sarney.
Estiveram presentes no evento gestoras municipais; a delegada geral do Estado, Maria Cristina Rezende; a articuladora da rede nacional de religiões afrobrasileiras, Luzimar Brandão; Crisalis Fonseca, da Secretaria adjunta da Mulher; Mariana Albano de Almeida, subcorregedora geral do Estado; a coordenadora do disque-denuncia, Ellen Araújo; a juíza Sônia Amaral; a promotora de justiça, Selma Regina; a diretora da Fapema, Rosane Guerra; entre outras autoridades.
Público feminino lotou o auditório Fernando Falcão
As deputadas Francisca Prima (PT), Eliziane Gama (MD) e Gardênia Castelo (PSDB), que compõem a CPI da Mulher, também estiveram no evento para prestigiar a homenagem a Maria da Penha, mulher que dá nome a lei que revolucionou a questão de gênero no país.
Dep. Gardênia Castelo em momento de descontração com Maria da Penha
A homenageada, Maria da Penha, falou da importância de vir pessoalmente ao evento: “Eu me sinto cada vez mais comprometida com essa causa. É para estimular mais essas mulheres que sofrem violência a denunciar que estou aqui. Principalmente pra cobrar dos gestores públicos a aplicação de políticas públicas que atendam a essa lei para que possam dar conforto às mulheres que fazem essas denúncias”.
MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES
Maria da Penha Maia Fernandes é uma mulher brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la.
Maria da Penha: simpatia de pessoa
Na primeira vez com arma de fogo, deixando-a paraplégica; e na segunda, tentou eletrocutá-la e afogá-la. Nove anos depois, seu agressor foi condenado a oito anos de prisão.
Por meio de recursos jurídicos, ficou preso por dois anos. Solto em 2002, hoje está livre. Com 67 anos e paraplégica, Maria da Penha é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.
(C

Nenhum comentário: